O que é Compliance?
Você entende quando falam em Compliance? O termo Compliance remete à Conformidade Legal e Ética. Não adianta ter apenas a Conformidade ou a Ética, de forma isolada. É preciso cumprir os preceitos legais e normativos mas também ser ético com os clientes, fornecedores, funcionários e com o mercado. Este é o primeiro artigo de uma série, onde vamos explicar tudo o que você quer e precisa saber sobre o Compliance!
Apesar de parecer algo básico, na prática é bem mais complexo. Não significa apenas ter um Programa de Integridade, um Código de Conduta e um Canal de Denúncias. Esse é o ‘kit básico’ do Programa de Integridade, mas vamos detalhar isso em outro artigo.
É necessário estar de acordo com as leis e normas que regem a empresa e o segmento no qual ela atua. Além disso, é preciso dar ao funcionário a sensação de fazer parte (e se sentir dono) de uma empresa que é referência em integridade, e ver isso refletido de forma natural em seus resultados. Atendendo a estes requisitos, sua empresa estará atuando em Compliance.
Para que serve o Compliance?
O objetivo do Compliance é implantar a Cultura da Integridade. Isto é feito através de valores morais e da conduta adequada. Este objetivo é alcançado através de ferramentas que permitam que o funcionário faça parte dessa construção cultural. Essa construção necessariamente impacta em uma série de mudanças para a organização.
Para que esta mudança seja efetiva, a regra número um do Compliance é que a iniciativa de sua implantação deve partir da Alta Administração: do dono da empresa ou dos sócios que a constituíram.
Se os donos não comprarem a ideia da importância do Compliance, as pessoas envolvidas em sua implantação não terão o apoio necessário para que dê certo.
A implantação não envolve apenas uma área, mas a empresa inteira. Por este motivo, precisa vir de uma determinação de quem manda na empresa: os donos.
É importante encontrar o equilíbrio adequado entre o senso educativo, o punitivo e a adequação aos regulamentos e leis. Sem isso o Compliance corre um sério risco de engessar a companhia e assim, não agregar o valor que precisa e que pode fazer com que a empresa se destaque no mercado.
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