Custa caro implantar o Compliance?

Fita métrica envolvendo carteira. Custa caro implantar o Compliance? Entenda neste artigo o quanto custa e quais os benefícios (inclusive financeiros) que o Compliance trará para sua empresa.
Custa caro implantar o Compliance?

Você já deve ter se pergunta: custa caro implantar o Compliance? Custa muito mais caro não atuar em Compliance ou não implantá-lo… Como visto em nosso artigo que explica ‘O que é Compliance e para que serve‘, ele remete à Conformidade Legal e à Ética. A partir deste raciocínio, as consequências da não conformidade não se limitam às multas e alto passivo trabalhista, por exemplo.

Uma das piores consequências pode ser a perda de negócios. Isto pode acontecer por não se seguir os requisitos do mercado ou por não manter uma cultura ética na empresa. Isto atrai fraudadores profissionais, que entram na empresa com o objetivo de fraudá-la.

Custa bem menos do que as empresas perdem com fraudes

Um estudo realizado pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) estima que as empresas perdem cerca de 5% de seu faturamento anual com fraudes.

Como possui a conformidade e a ética como alicerces, o Compliance prioriza a prevenção. Mas afinal, custa caro implantar o Compliance? Para saber a resposta, é preciso ter em mente que prevenir tem custo menor e é mais eficaz do que remediar.

A depender da empresa, os custos com a implantação podem ser de menos que 10% dos custos com as fraudes. Ou seja, cerca de 0,5% do faturamento, ou muito menos, segundo o Ponemon Institute.

Além dos ganhos financeiros, há outros benefícios

Por outro lado, os benefícios do Compliance podem ser inestimáveis. Ele cria impactos positivos como a melhoria do clima, da produtividade e melhor posicionamento da empresa no mercado.

Pesquisas da LRN Corporation, realizadas com mais de 16 mil funcionários em 17 países, confirmaram este dados. Essas pesquisas comprovaram que empresas que possuem Compliance atuam com mais transparência, criando um clima de trabalho muito melhor e mais produtivo.

Como resultado, esta pesquisa constatou que quando os gerentes enfatizam a formação do caráter e a promoção da liberdade, 96% dos empregados os considera líderes eficazes — em comparação com 52% quando eles não o fazem.

Estes gerentes também têm três vezes mais tendência a apresentar alto desempenho nos negócios, em uma porcentagem de 85% em comparação com 25% entre os que não enfatizam a formação do caráter.

O tamanho da empresa, o segmento de atuação, as regulamentações às quais ela se submete são alguns dos fatores usados como base para a precificação de um Programa de Compliance.

Custa caro implantar o Compliance?

Assim, fica claro que instituir um Programa de Compliance não custa caro. O resultado que ele pode trazer, financeiramente e por meio de outros benefícios (que também trazem retorno financeiro) faz com que o Compliance se torne auto-sustentável.

2 comentários em “Custa caro implantar o Compliance?

    • admin Autor do postResponder

      Que bom Marina! Fico muito feliz que você gostou! Pesquise ‘Canal Érika L’Amour’ no YouTube, e lá você encontrará mais de 150 vídeos sobre a área de Compliance. Acho que irá gostar ainda mais! 🤗

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *